FANDOM

50px-Under construction icon-orange.svg ATENÇÃO!
Este artigo está passando por um processo de construção ou reestruturação.
A informação nele presente poderá mudar rapidamente, podendo conter erros que logo serão corrigidos.
50px-Under construction icon-orange.svg

Para outros usos do nome/termo Tom Riddle, veja Tom Riddle (desambiguação).

Tom Servolo Riddle
Tomdh
Falecimento:
Sangue:
Estado civil:
Apelido(s):
Lord(e) Voldemort (título auto-proclamado)[2]
Você-Sabe-Quem (usado por aqueles que tinham muito medo dele ou achavam muito perigoso se referir a ele pelo seu nome escolhido)[3]
Aquele-Que-Não-Deve-Ser-Nomeado (usado como uma variação de "Você-Sabe-Quem")[3]
Lord(e) das Trevas[4]
Vossa Senhoria (usado por Rabicho)[5]
Senhor Coisinha (por Cornélio Fudge em seu discurso revelando o retorno de Voldemort ao poder)[6]
Chefe dos Comensais da Morte (usado por Lino Jordan)[7]
Herdeiro de Slytherin[8]
Voldy (por Pirraça em sua canção de vitória, após a Batalha de Hogwarts)
Aquele Que Não Pode Ser Nomeado (por Rita Skeeter)[9]
Assinatura:
Tom Riddle sig
Espécie:
Gênero:
Cor dos cabelos:
Careca (anteriormente pretos)
Cor dos olhos:
Vermelhos (livros) (anteriormente pretos)
Castanhos (filmes)
Cor da pele:
Palida (anteriormente branca)
Família:
Cadmo Peverell (ancestral) †
Salazar Slytherin (ancestral) †
Corvinus Gaunt (ascendente) †
Sr. Tom Riddle (pai) †
Mérope Gaunt (mãe) †
Thomas Riddle (avô paterno) †
Mary Riddle (avó materna) †
Servolo Gaunt (avô materno) †
Morfino Gaunt (tio materno) †
Tiago Potter (primo distante) †
Harry Potter (primo distante)
Animago:
Não era animago
Bicho Papão:
Seu próprio corpo
Patrono:
Não possuia
Ocupação:
Assistente na Borgin e Burkes (anteriormente)
Casa:
Voldemort: IFxNão há nada pior do que a morte, Dumbledore!IF
Dumbledore: IFxVocê está completamente errado. Na verdade, a sua incapacidade de compreender que há coisas muito piores do que a morte sempre foi sua maior fraqueza.IF
—Conversa entre Dumbledore e Voldemort antes do duelo deles[fonte]

Tom Servolo Riddle (31 de dezembro de 1926[10]2 de maio de 1998), mais tarde conhecido como Lord Voldemort, era um bruxo meio-sangue e considerado um dos mais poderosos Bruxos das Trevas de todos os tempos. Filho do rico trouxa Tom Riddle e da bruxa Mérope Gaunt, Riddle logo cedo se tornou orfão de mãe, que veio a falecer alguns minutos após o parto. O pai havia abandonado sua mãe logo depois dela ter ficado grávida, tendo sido liberado do encantamento causado por Poção do Amor com a qual tinham iniciado a sua relação. Seu filho, Tom Servolo Riddle, nasceu e cresceu em uma orfanato trouxa, mas tempos depois, a convite de Alvo Dumbledore, começou a cursar a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts aonde foi selecionado para a casa Sonserina. Tom Riddle foi um dos mais talentosos alunos que entraram em Hogwarts. Para a escola em geral, ele parecia ser uma criança normal e extremamente bonita e educada. Na realidade, porém, Riddle era cruel, arrogante, sádico e manipulador. Riddle sempre alcançou as melhores notas em cada exame que prestou e, quando saiu de Hogwarts, conseguiu a vaga para um emprego temporario na Borgin e Burkes, antes de, alguns anos depois, desaparecer da vista do público completamente.

Suas realizações incluem a abertura da Câmara Secreta de Salazar Slytherin e o uso de seu monstro para atacar os estudantes nascidos trouxa; vários meses como um assistente de compras para a loja de Artefatos das Trevas Borgin e Burkes; e a obtenção da imortalidade entre os anos de 1944 e 1998, um processo iniciado após a criação de sua primeira Horcrux, com a idade de 16 anos, quando abandonou o seu "nome trouxa", tornou-se o auto-proclamado Lord Voldemort e comandando um verdadeiro exército de bruxos e criaturas das Trevas, cometeu inúmeros assassinatos (tanto pessoalmente quanto através de seus seguidores). Durante sua primeira ascensão quase conseguiu dominar o Ministério da Magia, porém, soi somente durante sua segunda ascensão que conseguiu tao feito, instalando um ministro fantoche. Voldemort é conhecido também por ter sido o unico bruxo a dividir sua alma em um total de oito pedaços, e criar sete Horcruxes, porém uma dessas foi feita involuntariamente e sem o seu conhecimento.

Em 1981, Voldemort foi praticamente arrancado de seu corpo e, apesar de não ter morrido, não foi capaz de recuperar um corpo físico permanente até 1995, passando, assim, os intermediários 14 anos forçado a viver de uma forma menor e mais fraca do que o fantasma mais insignificante. Somente em 1998 ele finalmente foi morto por sua própria maldição que voltou contra ele peóprio. Mas isso só foi possivel após a Ordem da Fênix, liderada por Alvo Dumbledore e Harry Potter (depois de sua morte), procurar e destruir todas os suas Horcruxes.

A alma mutilada de Voldemort foi então presa no limbo pela eternidade, incapaz de seguir em frente ou sequer de voltar como um fantasma[11].

Biografia

Primeiros anos

IFxLembro que ela me disse "espero que ele se pareça com o pai", e eu não vou mentir que ela estava certa em esperar isso, ela não era lá muito bonita — e então ela me disse que ele deveria ser chamado de Tom, assim como o pai e Servolo, como o avô — sim, eu sei, nome engraçado, não é? Nós nos perguntamos se ela veio de um circo — e ela disse que o sobrenome do menino deveria ser Riddle. E ela morreu logo depois disso, sem dizer mais nenhuma outra palavra.IF
Sra. Cole conversando com Alvo Dumbledore sobre as ultimas palavras de Mérope Gaunt[fonte]
Sada2

Salazar Slytherin, um ancestral materno direto de Riddle.

Tom Servolo Riddle nasceu no dia 31 de dezembro, véspera de Ano Novo de 1926, no Orfanato Wool em Londres. Sua mãe, Mérope Gaunt, uma bruxa sangue-puro e uma descendente direta de Salazar Slytherin, morreu minutos depois de seu nascimento. No entanto, pouco antes de sua morte, batizou o menino com o nome do pai dele, Tom, e com o nome de seu pai Servolo. Tom Riddle, o pai do menino, era um rico trouxa que vivia junto de sua família na aldeia de Little Hangleton que, ludibriado, se envolveu em um relacionamento amoroso com Mérope que, através do uso de uma Poção do Amor[12], conseguiu fazer com que o jovem se apaixonasse por ela. Depois de algum tempo, Dumbledore especulou que Mérope interrompeu o uso da poção em Tom, na esperança de que ele realmente tinha começado a amá-la, ou que, pelo menos, ficaria por causa de seu filho. Para a grande tristeza e, posteriormente, depressão de Mérope, Tom acabou por abandonar ela e seu filho faltando alguns poucos meses do nascimento[13].

Infância

IFxEu posso fazer as coisas se movem sem tocá-las. Eu posso fazer os animais fazerem o que eu quero sem treiná-los. Eu posso fazer coisas ruins acontecerem com pessoas que são más pra mim. Eu posso ferí-las se eu quiser... Eu posso falar com cobras também. Elas me encontram, e sussurram coisas pra mim.IF
―Um jovem Tom Riddle conversando com Alvo Dubledore[fonte]
TomSR

O jovem Tom Riddle aos 11 anos.

Tom cresceu em um orfanato sujo e completamente inconsciente de sua herança bruxa. Uma vez que a equipe do orfanato trouxa não sabia nada sobre a origem de sua mãe. Eles acreditavam que Mérope era uma funcionária de algum circo, como afirmado pela Sra. Cole em uma conversa com Alvo Dumbledore, pouco antes desse se encontrar pela primeira vez com Tom. Desconhece-se se ou não a equipe orfanato retransmitida isso para Tom antes de seu primeiro encontro com Dumbledore. Apesar da ignorância em relação a verdadeira origem de sua mãe, Tom tinha algum conhecimento sobre suas habilidades e um elevado, porém, raro grau de controle sobre elas, que, aliás, estavam muito além das demonstradas pelas outras crianças bruxas da sua idade. O menino podia mover objetos com a mente e fazê-los flutuar na direção que ele desejasse, manipulava animais e criaturas como ele também bem quisesse, era fluente em ofidioglossia, e usava seus poderes para causar ferimentos em outros órfãos. Certa vez, depois de entrar em uma briga contra o companheiro órfão Billy Stubbs, ele usou seus poderes para pendurar o coelho do menino nas vigas do teto do orfanato. Em uma outra ocasião, Tom levou dois órfãos, Dennis Bishop e Amy Benson, em uma caverna, aonde realizou um ato tão horrível que os dois órfãos ficaram traumatizados dentro do mais puro silêncio. O jovem Tom Riddle também roubava de outros órfãos e escondia suas coisas em seu armário como troféus.

Descoberta de ser um bruxo

Harry Potter: IFxVocê sabia, senhor? Então?...IF
Alvo Dumbledore: IFxSe eu sabia que tinha acabado de conhecer o Bruxo das Trevas mais perigoso de todos os tempos? Não.IF
—Alvo Dumbledore e Harry Potter, depois de ver a memória do primeiro encontro de Dumbledore com Tom Riddle no orfanato, vez na Penseira[fonte]
HP1

Tom aos 11 anos em seu encontro com Dumbledore.

Quando Tom tinha onze anos, Alvo Dumbledore, na época o professor transfiguração na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, conversou, primeiro, com a Sra. Cole, que o informou de como incomum o menino era, contando para ele histórias de sua extraordinária influência sobre as outras crianças. Quando Dumbledore finalmente foi apresentado ao menino, Tom no início pensou que ele fosse um médico ou psiquiatra de algum tipo, que havia vindo para levá-lo para um asilo. Inicialmente Tom não acreditou no que Dumbledore havia dito, que Hogwarts era uma escola para pessoas magicas, porém foi convencido da verdadeira origem de Dumbledore depois que o mesmo demonstrou seu poder por meio de um Feitiço para Congelar Chamas no armário de Tom, somente depois disso foi que Tom percebeu o que suas habilidades eram.

Desde muito novo Tom já exibia um desejo de ser diferente e destacado dos outros (isso é sugerido quando ele menciona o desagrado em relação ao seu próprio nome dizendo que ele é um nome muito comum).

TomRiddleDumbledore

Dumbledore provando que é um bruxo.

Ele não demonstrou surpresa ao ser informado por Dumbledore que ele era um bruxo—na verdade ele estava era ansiosos por acreditar que ele realmente tinha dons especiais que ninguém mais tinha. Tom também mostrou um eminente medo da morte, considerando-a uma fraqueza humana. Ele alegou também que sua mãe não poderia ter sido uma bruxa, porque, caso fosse, então ela teria sido capaz de evitar a própria morte.

O abuso de Tom em relação à seus poderes bruxos alarmava Alvo. Ele resolveu ficar de olho nele, "algo que, em qualquer caso, deveria ter sido, visto que ele estava sozinho e sem amigos." Dumbledore também alertou a Tom que em Hogwarts ele seria introduzido às leis que controlam o uso da magia no mundo bruxo, e que os infratores de tais leis seriam punidos com severidade não por Hogwarts, mas pelo próprio Ministério da Magia. Dito os avisos de Dumbledore, o comportamento de Riddle mudou consideravelmente; ele tornou-se mais cauteloso e premeditava praticamente todas as suas reações. Dumbledore também forneceu a Riddle informações de como encontrar o Beco Diagonal e a plataforma nove e três quartos. Riddle comprou algumas vestes de segunda mão e alguns livros de feitiços, juntamente com sua varinha de 33,02 centimetros e meio; teixo; e núcleo de pena de fênix na Olivaras. No entanto, a mesma varinha que agora estava com o garoto já tinha sido de outro alguém antes. Garrick Olivaras disse mais tarde que a varinha de Riddle era muito poderosa; o jovem sempre esteve muito satisfeito com a prestatividade de sua varinha, isso até o dia em que ela lhe faltou durante seu confronto com Harry Potter no cemitério de Little Hangleton, muitos anos mais tarde. Riddle também mencionou que ele era um ofidioglota, o que surpreendeu Dumbledore de forma negativa.

Notas e referências

  1. Harry Potter e o Enigma do Príncipe - Capitulo 10 (A Casa de Gaunt)
  2. Inicialmente, quando tinha 16 anos, ele já era conhecido por esse nome.
  3. 3,0 3,1 Ele era conhecido por esse nome, pois as pessoas estavam com medo do nome Voldemort.
  4. Conhecido assim por seus Comensais da Morte e, ocasionalmente, Alvo Dumbledore.
  5. Harry Potter e o Cálice de Fogo - Capitulo 1 (A Casa dos Riddle)
  6. Harry Potter e a Ordem da Fênix - Capitulo 38 (Começa a Segunda Guerra)
  7. Referido assim por Lino Jordan no Observatório Potter em Harry Potter e as Relíquias da Morte - Capitulo 22 (As Relíquias da Morte)
  8. Denominação adotada em 1942.
  9. Pottermore, Daily Prophet, Gossip Column (em inglês)
  10. Sabemos que a trama de Câmara Secreta se passa durante o ano de 1992. Logo, cinquenta anos atrás, era 1942. Neste ano, Hagrid estava no Terceiro ano, e Riddle estava dois anos afrente dele, ou seja, no Quinto ano. 15 anos antes de 1942 era de 1927. No entanto, Riddle nasceu durante a passagem de Ano Novo, o que coloca sua data de nascimento exatamente no ano de 1926.
  11. J.K. Rowling em um chat ao vivo, Bloomsbury.com, 30 de julho de 2007 (em inglês)
  12. [1]
  13. Harry Potter e o Enigma do Príncipe