FANDOM

50px-Under construction icon-orange.svg ATENÇÃO!
Este artigo está passando por um processo de construção ou reestruturação.
A informação nele presente poderá mudar rapidamente, podendo conter erros que logo serão corrigidos.
50px-Under construction icon-orange.svg

Quidditch pitch

O campo de Quadribol de Hogwarts durante uma partida entre Grifinória e Sonserina.

IFxHermione, você é boa com sentimentos e outras coisas, mas você simplesmente não entende sobre Quadribol.IF
―Harry Potter com Hermione sobre seu passatempo bruxo favorito[fonte]

Quadribol é um esporte bruxo no qual os jogadores o jogam montados em vassouras. É o jogo mais popular do Mundo Bruxo, e, de acordo com Rúbeo Hagrid, é equivalente a paixão trouxas pelo futebol.

Assim como no futebol trouxa, o objetivo do jogo é marcar mais pontos que os adversários. Cada gol vale dez pontos e a captura do pomo vale cento e cinquenta pontos. O jogo termina quando o pomo é capturado ou se os capitães de ambas as equipes chegarem a um acordo. Alguns jogos podem durar vários dias se o pomo não for pego (o registro de maior partida, de acordo com Quadribol Através dos Séculos, é de três meses).

História do Quadribol

Apesar do Quadribol ter sido o primeiro (e até agora o único) jogo baseado em vassouras a atingir popularidade em praticamente todo o mundo bruxo, certamente não foi o primeiro jogo a usar vassouras. Na verdade o Quadribol, provavelmente, tem uma dívida com alguns outros jogos que o antecederam e o ajudaram a torná-lo o que ele é hoje. Todos estes jogos arcaicos com vassouras eram populares em áreas suas áreas, mas nenhum causou o grande apelo que o Quadribol causa hoje. A beleza do Quadribol foi que ele assumiu os melhores aspectos de todos os seus antecessores, acrescentou suas próprias variações originais, e acabou por se ternar um jogo que permaneceria popular entre as massas durante séculos.

Primeiros jogos

Os principais jogos antigos que forneceram alguma inspiração para o Quadribol são:

  • Furabexiga: Este jogo teve origem na Alemanha e consistia em um único bruxo agir como tutor ou guardião, tentando proteger uma bexiga de dragão inflada. Uma série de outros jogadores montados em vassouras iriam tentar furar a bexiga, sendo, o primeiro que conseguisse fazer isso com sucesso, declarado o vencedor do jogo[1]. Isso pode ter servido de inspiração para a posição do Goleiro no Quadribol.
  • Fogaréu: Este jogo irlandês exigia que jogadores montados em vassouras voassem através de uma série de barris em chamas barris erguidos por estacas no ar. Durante todo o percurso o jogador segurava uma bola com uma das mãos. No final deste curso a bola deveria ser arremessada através de um ultimo barril. O bruxo que concluísse o curso e marcasse um gol no menor tempo seria o vencedor[1].
  • Rachacrânio: Este jogo, que teve origem na Escócia, era considerado extremamente violento e muitas vezes chegava a ser fatal. Um grande número de pedras enfeitiçadas ficavam flutuando no ar e cada jogador tinha um caldeirão afivelado à cabeça. Ao soar de uma trompa, as rochas eram liberadas, e os jogadores, montados em suas vassouras, tinham que voar pela área tentando pegar o maior número de pedras possíveis em seu caldeirão. O vencedor era o jogador que pegasse maior numero de pedras (o jogo foi proibido por muitos anos)[1]. Este jogo, como observado em Quadribol Através dos Séculos, serviu de inspiração para a posição de Batedor no Quadribol.
  • Derrubada: Esta era uma forma muito simples de duelo de vassouras onde o único objetivo era derrubar o adversário de sua vassoura[1].
  • Malhaporco: Um pouco parecido com o tênis trouxa, esse esporte exigia que os jogadores montassem suas vassouras de trás para frente e batessem na bexiga inflada de um porco para lá e para cá, por cima de uma sebe, com a palha das vassouras[1]. Isso poderia ter sido a inspiração para a posição de Artilheiro do Quadribol, simplesmente porque era o primeiro e único jogo com vassoura mencionado que envolve uma bola sendo passada de jogador para jogador, uma restrição do Quadribol em si.

A evolução do Quadribol

O Pomo de Ouro

Comitês

A Confederação Internacional do Comitê de Magos de Quadribol é o orgão internacional que supervisiona os jogos de Quadribol no mundo. Há também a Associação Internacional de Quadribol (AIQ) e a Federação Internacional de Quadribol (FIQ), que organizam as Copas Mundiais de Quadribol a cada quatro anos. Na Grã-Bretanha o Quadribol é regido pelo Departamento de Jogos e Esportes Mágicos, e é também onde a Sede da Liga Britânico-Irlandesa de Quadribol está situada.

Campos de Quadribol

Visão geral do jogo

Posições

O jogo é jogado por duas equipes de sete pessoas (três Artilheiros, dois Batedores, um Goleiro e um Apanhador) e envolve quatro bolas (uma Goles, dois Balaços, e um Pomo de Ouro).

O Goleiro guarda as balizas, enquanto os três Artilheiros marcam gols com a goles arremessando-a por em uma das três balizas da equipe adversária. Os dois Batedores devem manter os Balaços longe dos jogadores de sua equipe e, através dos tacos, lançá-las em direção aos jogadores da equipe adversária. O Apanhador deve pegar o Pomo de Ouro para terminar o jogo. 150 pontos são concedidos à equipe cujo Apanhador capturou o pomo, no entanto isso não significa, necessariamente, que eles vão ganhar o jogo, caso o time adversário ainda tenha mais pontos após o pomo ser pego.

Regras

Faltas

Táticas de Quadribol

Títulos de Quadribol

Times de Quadribol conhecidos

Times de Hogwarts

Seleções Internacionais de Quadribol

Times regionais

África

Ásia

Oceania

Europa

América do Norte

América do Sul

Reino Unido e Irlanda

Fãs

O Quadribol é um esporte de espectadores imensamente popular. Cerca de cem mil fãs compareceram à final da Copa Mundial de Quadribol de 1994. Binóculos e Onióculos às vezes são usados por fãs para ver as partidas das arquibancadas.

Publicações

Os fãs britânicos de Quadribol manter-se atualizados com as últimas notícias do esporte no Profeta Diário através do Apanhador Semanal.

Merchandise

Os fãs podem comprar uma grande variedade de produtos de suas equipes favoritas, incluindo chapéus, cachecóis, bandeiras, camisas, emblemas e estatuetas.

Curiosidades

Aparições

Notas e referências

  1. 1,0 1,1 1,2 1,3 1,4 Harry Potter Lexicon - Games & Sports (em inglês)
  2. Quadribol Através dos Séculos (real)
  3. Daily Prophet Newsletters
  4. 4,0 4,1 4,2 4,3 4,4 4,5 4,6 Recurso de Harry Potter: Quidditch World Cup
  5. Quadribol Através dos Séculos (real)
  6. Harry Potter e o Cálice de Fogo
  7. Pottermore
  8. Pottermore
  9. Pottermore
  10. Pottermore
  11. Pottermore
  12. Pottermore
  13. Harry Potter e o Cálice de Fogo
  14. Pottermore
  15. Quadribol Através dos Séculos (real)
  16. Veja essa imagem
  17. Harry Potter e o Cálice de Fogo
  18. Pottermore
  19. Pottermore
  20. Pottermore
  21. Harry Potter e o Cálice de Fogo
  22. Pottermore
  23. Pottermore
  24. Pottermore
  25. Pottermore
  26. Harry Potter: Quidditch World Cup (concept art)
  27. Pottermore
  28. Pottermore
  29. Pottermore
  30. Harry Potter e o Cálice de Fogo
  31. Harry Potter e o Cálice de Fogo
  32. Quadribol Através dos Séculos (real)
  33. Veja essa imagem
  34. Pottermore
  35. Harry Potter e o Cálice de Fogo
  36. Pottermore
  37. Pottermore
  38. Quadribol Através dos Séculos (real)
  39. Harry Potter e o Cálice de Fogo
  40. Harry Potter e o Cálice de Fogo
  41. Um retrato de Selina Sapworthy, em exposição como parte da turnê Train Harry Potter et le Prince de Sang-Mêlé na França em 2009.

Quadribol
Harry Potter and Snitch
Autoridades: Árbitro
Jogadores: ApanhadorArtilheiroBatedorGoleiro
Equipamentos: BalaçoGolesPomo de OuroTaco do BatedorVassoura