FANDOM

Mérope Riddle
(nascida Gaunt)
10670238 604033139705685 7312988872205980211 n
Nascimento:
c. de 1907[1]
Falecimento:
Sangue:
Estado civil:
Apelido(s):
Desconhecido(s)
Titulo(s):
Desconhecido(s) provavelmente nenhum
Assinatura:
Desconhecida
Espécie:
Gênero:
Cor dos cabelos:
Negros
Cor dos olhos:
Negros
Cor da pele:
Pálida
Família:
Cadmo Peverell (ancestral) †
Salazar Slytherin (ancestral) †
Corvinus Gaunt (ascendente) †
Servolo Gaunt (pai) †
Morfino Gaunt (irmão) †
Sr. Tom Riddle (marido) †
Tom Servolo Riddle (filho) †
Thomas Riddle (sogro) †
Mary Riddle (nora) †
Tiago Potter (primo distante) †
Harry Potter (primo distante)
Tiago Potter II (primo distante)
Alvo Potter (primo distante)
Lílian Potter (prima distante)
Animago:
Não era animaga
Bicho Papão:
Desconhecido
Varinha:
Material e núcleo desconhecidos
Patrono:
Desconhecido
Ocupação:
Desconhecida provavelmente nenhuma
Casa:
Não frequentou Hogwarts
Lealdade:
Casa dos Gaunt (abandonou)
Família Riddle (abandonou)
IFxHarry percebeu que havia outra pessoa na sala, uma garota cujo vestido cinza esfarrapado era da cor exata da parede de pedra suja atrás dela... Seu cabelo era liso e sem brilho e ela tinha um rosto planício, pálido e um pouco pesado. Seus olhos, como os de seu irmão, olhavam em direções opostas. Ela parecia ser um pouco mais limpa do que os outros dois homens, mas Harry pensou que nunca tinha visto uma pessoa mais derrotada na vida.IF
―Harry observando Mérope na memória de Bob Ogden na Penseira[fonte]

Mérope Riddle (nascida Gaunt), (c. 1907 - 31 de dezembro de 1926) era uma bruxa sangue-puro, filha de Servolo Gaunt, e irmã mais nova de Morfino Gaunt. Ela era uma descendente direta de Salazar Slytherin e, assim como ele, uma ofidioglota, ou seja, tinha a habilidade de falar com cobras. Mérope vivia em um casebre com seu pai e irmão, que frequentemente a agrediam fisica e mentalmente. Mais tarde, Mérope veio a desenvolver um amor obsessivo por Tom Riddle, um rico e bonito trouxa que morava no povoado próximo de Little Hangleton. Quando seu pai e irmão foram presos, ela o enfeitiçou e se casou com ele, dando-lhe doses periodicas de uma Poção do Amor. No entanto, tempos depois, convencida de que Tom, de tanto beber a poção, estaria verdadeiramente apaixonado por ela, resolveu parar de lhe dar a poção. Como resultado, quando Tom se recuperou dos efeitos, ele acabou por abandoná-la e com um filho que ela já carregava no ventre. Mérope acabou morrendo em um orfanato trouxa, logo após dar à luz ao seu filho, a quem ela batizou de Tom Riddle.

Muitos anos mais tarde, seu filho, com o nome de Lord Voldemort, tornou-se o Bruxo das Trevas mais perigoso e temido de todos os tempos.

Biografia

Primeiros anos

IFxPegue isso! Até parece um verme grudado no chão como se fosse uma trouxa desprezível, pra que serve sua varinha, seu saco de lama inútil?IF
―Servolo para Mérope, quando ela, sem querer, deixa cair uma panela[fonte]

Mérope Gaunt sempre viveu em um casebre perto do povoado de Little Hangleton juntamente com seu pai, Servolo, e irmão, Morfino. Gerações de endogamia deixaram os Gaunt violentos, mentalmente instáveis, e pobres. Mérope exibiu pouco talento mágico em seus primeiros anos, e como resultado disso era mental e verbalmente agredida por seu pai, que, entre outros insultos, a chamava de "pequeno aborto nojento". No entanto, isso pode ser considerado como uma profecia auto-realizável, pois as habilidades mágicas de Mérope foram suprimidas praticamente em grande parte por causa dos abusos de seu pai. Com base nisso, assim como na pobreza da família, é improvável que Mérope tenha cursado a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, embora ela tivesse uma varinha. Mérope parecia ser a responsável pela cozinha e limpeza da cabana de sua família; não se sabe quem era sua mãe nem o que aconteceu com ela.

No entanto, as capacidades mágicas de Mérope puderam florescer depois que seu pai e seu irmão foram presos em Azkaban, época em que ela se viu plenamente livre de suas agressões; ela se mostrou capaz de realizar feitiços significativos e, até mesmo, de escravizar Tom Riddle (um trouxa por quem estava apaixonada), quer com a Maldição Imperius ou uma poção do amor[2].

Casamento

IFxUma vez que Servolo e Morfino estavam seguramente presos em Azkaban, e que ela estava sozinha e livre pela primeira vez na vida, então, tenho certeza que ela foi capaz de ter o completo controle de suas habilidades e traçar sua fuga da vida deseperada que ela levava por 18 anos... A aldeia de Little Hangleton desfrutou de um enorme escândalo. Você pode imaginar a quantidade de fofocas que isso causou, quando o filho do escudeiro fugiu com Mérope, a filha do vagabundo.IF
Alvo Dumbledore[fonte]

Em algum momento de sua vida, Mérope secretamente se apaixonou por Tom Riddle, um trouxa excepcionalmente bonito e rico, e o único filho de Thomas e Mary Riddle, que morava nas proximidades. Seu pai ficou furioso quando Morfino revelou isso a ele, no verão de 1925, e tentou atacá-la, mas foi contido por Bob Ogden, um oficial do Ministério. Ogden predeu Servolo e Morfino, que havia amaldiçoado Riddle por sua irmã o achar atraente. Enquanto sua família estava presa, Mérope deixou um bilhete de despedida na cabana explicando o que tinha feito e fugiu com o filho dos Riddle. Sua existência nunca mais foi mencionada novamente por Servolo.

Amortentia or Love Potion (from HarryPotterTweet-dot-com)

Amortentia; a poção do amor que Mérope, provavelmente, ousou para fazer com que Tom a amasse.

Embora Harry Potter, ao tomar conhecimento desses eventos, tenha especulado que ela poderia ter usado a Maldição Imperius ou alguma Poção do Amor em Riddle, Dumbledore acreditava que ela, provavelmente, usou uma poção do amor, porque desse modo pareceria mais romântico. Em qualquer um dos casos é fato que Riddle se apaixonou por ela e eles se casaram no final de 1925, fugindo para Londres juntos logo após o casamento. Isso causou grande escândalo em Little Hangleton[3].

Harry: IFxA Maldição Imperius? "sugeriu Harry" Ou uma poção do amor?IF
Dumbledore: IFxMuito bem. Pessoalmente, eu acredito que ela usou uma poção do amor.IF
—Especulações de Harry e Dumbledore em relação a Mérope[fonte]

Depois de um ano de casamento, Mérope logo ficou grávida e, cansada de viver uma mentira, decidiu liberar Riddle de sua escravidão mental. Dumbledore acreditava que ela fez isso na esperança de que seu marido, depois de tento tempo bebendo a possivel poção, ou teria realmente se apaixonado por ela, ou ficaria, ao menos, por causa da criança que já estava prestes a nascer. Infelizmente para Mérope, Riddle não fez nenhuma das duas coisas. O jovem simplesmente pareceu acordar em um pesadelo e atordoado fugiu de volta para a casa de seus pais, acreditando ter sido enfeitiçado, embora, de acordo com Alvo Dumbledore, ele provavelmente não tenha dito exatamente dessa forma, por medo de pensarem que ele havia enlouquecido.

Parto e morte

TomSR

Tom Riddle, o filho de Mérope.

Depois do súbito abandono do marido, Mérope logo caiu em uma profunda depressão, passou a viver como uma mendiga pelas ruas de Londres e a vender seus objetos de valor para sobreviver, a fim de ganhar um pouco de ouro. Especificamente, ela vendeu seu medalhão, uma das mais preciosas relíquia de família de seu pai, para Carátaco Burke por apenas dez galeões. Ela fez isso talvez não sabendo que o medalhão era um artefato de valor inestimável, ou pelo quanto realmente valeria a pena vendê-lo ou simplesmente por já não ter nenhum apego sentimental pelo objeto. Após o abandono de Riddle, com o coração partido e seus sonhos destruídos, Merope deixou de usar magia completamente, não sendo disposta a levantar sua varinha nem mesmo para salvar a própria vida (embora, de acordo com Dumbledore, também era possível que seus poderes possam ter sido prejudicados como resultado da depressão e também por causa de seu amor não correspondido por Riddle). Na noite da véspera de Ano Novo em 1926, como descrito pela Sra. Cole, a garota tropeçou em frente à um orfanato e depois, cambaleando até os degraus da frente do lugar, se preparou para dar à luz ao seu filho. Ela disse a Sra. Cole, uma mulher que trabalhava no orfanato (como enfermeira), para chamar seu filho de Tom, como o pai dele, Servolo, como o avô, e Riddle como seu sobrenome. Tom Servolo Riddle, de acordo com a Sra. Cole, especificamente, Servolo era um "nome engraçado", e ela se perguntou se Merope tinha vindo de algum circo. Mérope morreu dentro de uma hora depois do parto, e suas últimas palavras foram seu em relação ao seu desejo de que seu filho vinhesse a se parecer com o pai.

Não se sabe o que aconteceu com o corpo de Mérope após sua morte.

Pós-morte

IFxMérope Riddle escolheu a morte, apesar de um filho que precisava dela, mas não vamos julgá-la muito severamente, Harry. Ela estava muito enfraquecida por um longo sofrimento e ela nunca teve a coragem de sua mãe.IF
Alvo Dumbledore em uma conversa com Harry[fonte]

Anos mais tarde, seu filho relutantemente acreditou que ela poderia ter sido uma bruxa, pois ele não acreditava que ela, como uma bruxa, poderia ter sucumbido a algo tão mundano, como a morte. Parece que ela estava triste de demais para usar magia, depois que seu marido a abandonou, Mérope simplesmente deixou de se préocupar com sigo mesma e desistiu de prosseguir com sua vida. Seu filho iria crescer acreditando que seu pai se casou com Mérope por sua livre e espontânea vontade, tendo-a deixando apenas depois de descobrir que ela era uma bruxa. Embora Mérope tivesse uma escolha, ela escolheu a morte, apesar do filho que precisaria dos cuidados dela, devido à existência totalmente miserável a qual havia sido condenado. Seguindo a linha de sofrimento, o filho de Mérope acabaria por crescer e se tornar o Bruxo das Trevas mais perigoso e temido de todos os tempos, Lord Voldemort[3].

Descrição física

Mérope tinha cabelos lisos, sem brilho e um rosto pálido, com olhos pesados​​, que, como os do irmão, pareciam olhar em direções opostas. Diferentemente do pai e do irmão, ela mantinha-se limpa e com os cabelos penteados, mas, ainda assim, apresentava um visual derrotado. Nos livros, ela é descrita como usando roupas cinzas que se misturam com as paredes de pedra suja da pequena cabana onde mora. E, de cordo com a Sra. Cole, Mérope é dita como não possuindo "nenhuma beleza".

Personalidade e traços

IFx...quando seu marido a abandonou, Mérope deixou de usar magia. Eu acho que ela não queria mais ser uma bruxa. Naturalmente, também é possível que o seu amor não correspondido e o desespero atendente tenham enfraquecido seus poderes; algo que realmente pode acontecer. Em todo o caso... Mérope recusou-se a levantar a varinha até mesmo para salvar sua própria vida.IF
―Dumbledore conversando com Harry e refletindo sobre a morte de Mérope[fonte]

Frequentemente Mérope era física e emocionalmente agredida por sua família, e como resultado disso cresceu tímida e emocionalmente debilitada por grande parte de sua vida, ficando traumatizado a ponto de se tornar incapaz de realizar magia corretamente. No entanto, quando seu pai, Servolo, e seu irmão, Morfino, foram presos e mandados para Azkaban, ela se viu completamente livre e feliz, começando, inclusive, e exibir habilidades mágicas e astúcia o suficiente para preparar uma poção do amor. Mérope amava o trouxa Tom Riddle de modo obsessivo e, pelo tamanho das ações que ela foi capaz de realizar para obter seu afeto e pelo tamanho da depressão na qual ela caiu, depois que ele a deixou, podemos ter uma ideia do quanto ela o amava. Mesmo a responsabilidade de ter um bebê para cuidar não foi suficiente para dar a Mérope a vontade de viver depois que o marido a abandonou. Tendo vivido uma vida quase que totalmente miserável, e sentindo todo o desespero causado pelo abandono, Mérope se tornou incapaz de enxergar qualquer esperança em seu futuro e perdera completamente a coragem para fazê-la querer continuar viva, até mesmo o nascimento de seu filho recém-nascido não foi o suficiante para motivá-la. Esta decisão teve um impacto significativamente grande e negativo sobre a psique de Tom, seu filho. De acordo com Alvo Dumbledore, ainda não (ou possivelmente nunca) podemos (e nem devemos) julgá-la com muita severidade, pois a jovem, por muito tempo em sua vida, vinha passando por um longo processo de sofrimento, algo que trágicamente resultou em sua escolha de morrer em vez pepermanecer viva para cuidar de seu filho. Ele resalta também que Mérope nunca teve a mesma coragem de Lílian Potter, a mãe de Harry Potter, que se sacrificou de livre e espontânea vontade para salvar seu filho. Ao saber desses fatos Harry Potter passaou a ter respeito por Mérope, principalmente por causa dela ter diferentes crenças em relação a pureza de sangue, uma vez que ela se apaixonou e fugiu com um trouxa. Por outro lado, Harry passou a odiar o pai e o irmão de Mérope e, tendo em mente o tipo de vida miserável que a pobre garota levava, provavelmente demonstrou pena por ela.

Poderes e habilidades mágicas

  • Ofidioglossia: Assim como o filho, pai, irmão, e seu famoso antepassado, Mérope também tinha a habilidade de falar com cobras.
  • Artes das Trevas (possivelmente): Inicialmente Harry especula que Mérope usou a Maldição Imperius (que requer um pouco de magia poderosa para se executada) para controlar Tom Riddle e forçá-lo a se apaixonar por ela. Isso não é improvável devido ao histórico de Artes das Trevas dentro da família Gaunt.
  • Poções (possivelmente): Alvo Dumbledore sugere que Mérope usou uma forte Poção do Amor para fazer com que Tom Riddle se apaixonasse por ela, contradizendo o pensamento de Harry sobre o uso da Maldição Imperius, pois a poção, aos olhos de Mérope, pareceria algo mais romântico. Dumbledore pensou que seria fácil para Mérope persuadir Riddle a tomar a poção, bastava ela estar no lugar certo com um copo de água em um dia quente.
  • Amor: Mérope foi o único membro conhecido de sua família que podia sentir um verdadeiro e incondicional amor, como indicado pelo seus sentimentos por Tom Riddle, um jovem trouxa, apesar das crenças tradicionais de sua família sobre os trouxas. No entanto, as fronteiras de seu amor logo se tornaram uma obsessão, chegando ao ponto onde ela usou magia para conseguir o afeto de seu alvo. Foi esse também o motivo que a levou à sua queda e à perda de seus poderes quando ela, ingenua e incorretamente acreditou que, depois de um longo tempo bebendo a poção, seu amor seria correspondido quando ela o libertasse da escravidão. Porém, infelizmente para Mérope, quando ela o libertou, ele fugiu e foi devido a isso que seus poderes mágicos sumiram quando o seu amor a abandonou, fazendo-a cair em uma forte depressão.

Relacionamentos

Família

Morfino Gaunt: IFxEla gosta de olhar para aquele trouxa. Está sempre no jardim quando ele passa, olhando através da cerca para ele. E ontem à noite — estava penduranda para fora da janela esperando por ele passar indo para casa.IF
Servolo Gaunt: IFxIsso é verdade? Minha filha — descendente sangue-puro de Salazar Slytherin — anseia por um imundo, por uma sujeira com veias?IF
—Morfino e Servolo Gaunt discutindo a paixão de Mérope por Tom Riddle, em língua de cobra[fonte]
 A relação de Mérope com seu pai e irmão era um tanto conturbada e violenta. Seu pai, Servolo, colocou uma extrema importância em sua herança sanguínea, algo que o levou a ser irônico em relação a aparente falta de habilidade mágica de sua filha e a ficar furioso ao descobrir a paixão dela por um trouxa. Durante todo o tempo ele a tratava como uma escrava, obrigando-a a fazer todo o trabalho doméstico quase que sem descanso. Morfino também zombava dos sentimentos românticos de Mérope por Tom Riddle, e sempre demonstrava alegria quando presenciava Servolo destratando a irmã.

Mérope era física e emocionalmente agredida por sua família, e como resultado disso cresceu tímida e emocionalmente debilitada por grande parte de sua vida, ficando traumatizada a ponto de se tornar incapaz de realizar magia corretamente. A importância que Servolo dava ao sangue puro de sua família era tanta que ao descobrir que Mérope estava apaixonada por um trouxa e era, portanto, uma traidora do sangue, ele chegou até mesmo a tentar matá-la na frente de um funcionário do Ministério. No entanto, depois de sua prisão e de seu filho em Azkaban, Mérope se viu completamente livre e feliz, fato que fez com que suas habilidades mágicas e astúcia começassem a florescer o suficiente para ela preparar uma Poção do Amor. No entanto e apesar de nunca tê-la amado, Servolo demonstrou grande choque quando soube que Mérope havia abandonado a casa e nunca mais mencionou o nome dela ou sua existência novamente. Esse choque, provavelmente, foi o que causou sua morte (ou possivelmente devido a Mérope já não estar mais presente para alimentá-lo, já que Servolo nunca aprendeu a se alimentar sozinho). Morfino, então, sentiu que Mérope os havia traído para se casar com aquele "trouxa imundo".

Tom Riddle

IFxAcredito que Mérope, por estava profundamente apaixonado por seu marido, não pôde suportar continuar escravizando-o por meios mágicos. Eu acredito que ela fez a escolha de parar de dar-lhe a poção. Talvez, apaixonada como estava, ela havia se convencido de que, agora, depois de tento tempo bebendo a poção, ele estaria realmente apaixonado por ela. Talvez ela tenha pensado também que ele ficaria por causa do bebê. Caso tenha sido isso, ela estava errada em ambos os casos. Ele a deixou, nunca mais a viu, e nunca se preocupou em descobrir o que aconteceu com seu filho.IF
Alvo Dumbledore pensando sobre a trágica relação de Mérope com Tom Riddle[fonte]

Tom Riddle era um trouxa rico e bonito que morava perto da casa de Mérope. Inicialmente ele fez piadas com Mérope e sua família por causa de sua pobreza, suas aparências estranhas e surradas, e suas deficiências excepcionais. Mérope então utilizou-se de uma Poção do Amor para fazer com que Tom se apaixonasse por ela, fugisse com ela e, tempos depois, finalmente engravidasse ela.

Dumbledore tinha a teoria de que Mérope, que estava profunda e verdadeiramente apaixonada por seu marido, não pôde suportar continuar escravizando-o com magia, e fez a escolha de parar de dar-lhe a poção, convencendo-se de que ele, por sua própria vontade, poderia ter realmente se apaixonado por ela, ou mesmo que ele não tivesse, pensou que ele iria ficar com ela por causa de seu filho. A escolha dela em parar de lhe dar a poção acabou por ser um erro fatal. O indiferente, insensível e egocêntrico Tom deixou sua esposa e filho a beira do nascimento, alegando que ele havia sido "enganado". Os vizinhos de seus pais especularam que ele havia sido influênciado a pensar que ele era o pai de seu futuro filho. Mérope ficou inconsolável e devastada por causa do abandono, a ponto de perder a vontade de viver, e mais tarde acabou por morrer minutos depois de dar à luz a seu filho.

Tom Servolo Riddle

IFxLembro que ela me disse "espero que ele se pareça com o pai", e eu não vou mentir que ela estava certa em esperar isso, ela não era lá muito bonita — e então ela me disse que ele deveria ser chamado de Tom, assim como o pai e Servolo, como o avô — sim, eu sei, nome engraçado, não é? Nós nos perguntamos se ela veio de um circo — e ela disse que o sobrenome do menino deveria ser Riddle. E ela morreu logo depois disso, sem dizer mais nenhuma outra palavra.IF
Sra. Cole conversando com Alvo Dumbledore sobre as ultimas palavras de Mérope[fonte]
TomRiddle

Tom Servolo Riddle durante seu sexto ano em Hogwarts.

Após se casar com Tom Riddle, Mérope ficou grávida de seu primeiro e único filho, Tom Servolo Riddle. Depois que seu marido a deixou, depois de finalmente ser libertado da influência de uma Poção do Amor, Mérope ficou sériamente deprimida, e quando seu filho nasceu, ela, não querendo viver mais, escolheu se deixar morrer logo depois do parto, recusando-se a usar a pouca magia que ainda lhe restava para salvar a própria vida. Ela disse a Sra. Cole que ela queria que seu filho fosse chamado de Tom, como o pai, Servolo, como o avô, e que o sobrenome do menino deveria ser Riddle. Como um último desejo, Mérope também quis que seu filho se parecesse com o pai. A jovem conseguiu teve seu desejo realizado; Tom Servolo Riddle foi descrito como sendo muito parecido com o pai, que era muito bonito.

Tom Riddle cresceu no Orfanato Wool, não tendo conhecimento de absolutamente nada sobre seus familiares. Quando Alvo Dumbledore tomou conhecimento de Tom e o visitou, ele lhe disse que ele era um bruxo, Tom esperava que seus poderes mágicos tinham vindo de seu pai, e ficou desapontado ao descobrir que eles, na verdade, vinheram apartir do lado materno de sua família, quando foi informado por seu tio, Morfino Gaunt, que era sua mãe que era uma bruxa, e que seu pai era um simples trouxa. Alguns dias depois ele roubou a varinha de seu tio, em seguida, matou o pai, a avó, o avô, devolveu a varinha para Morfino e, em seguida, roubou o anel de herança de família Gaunt e fez com que a culpa dos assassinatos caisse sobre Morfino.

Foi devido a escolha de Mérope, que perdeu a vontade de viver, que ela nunca teve a chance de dar a Tom o amor e o cuidado que ele tão desesperadamente necessitava, levando-o a crescer e a se tornar um ser completamente incapaz de entender o conceito de amar, algo que o fez partir sua alma repetidas vezes, e que, eventualmente, o levou a uma morte triste, solitária e a permanecer eternamente aleijado no limbo.

Etimologia

Mérope é o nome de uma estrela do conjunto de estrelas conhecido como Plêiades, o mesmo nome de uma das filhas de Atlas e Pleione na mitologia grega. Mérope é também o nome de uma ninfa que se casou com um mortal, Sísifo, e lhe deu um filho, Glaucus; alguns mitos dizem que ela é a mais vergonhosa das sete estrelas, pois trouxe vergonha para si mesma ao se casar com um mortal. O casamento de Mérope Gaunt com um trouxa pode ser uma alusão a este casamento, pois ambas sofreram um resultante "desaparecimento", e ambas as Méropes enfrentaram a mortalidade após seus respectivos casamentos. Além disso, a Mérope da mitologia foi a sétima irmã, e sete é o número magicamente mais poderoso. Isso talvez seja uma alusão ao seu filho incrivelmente poderoso, que mais tarde dividiu a alma em sete pedaços, em uma tentativa de alcançar a imortalidade.

O nome também é usado no famoso jogo grego, Oedipus Rex (Édipo Rei), escrito por Sófocles em 425 a.C. O nome, Mérope, é dado a mãe adotiva do personagem principal. Assim como em Oedipus Rex, o filho de Mérope, na série Harry Potter, matou seu pai.

Curiosidades

Aparições

Notas e referências

  1. Em Harry Potter e o Enigma do Príncipe - Capítulo 10 (A Casa de Gaunt), ficamos sabendo que Tom Riddle nasceu um ano depois de Mérope Gaunt e do casamento dos Riddle. Como sabemos que Tom Riddle nasceu em 1926, isso coloca o casamento em 1925. No mesmo capítulo, é afirmado que o incidente com Bob Ogden e a prisão de Servolo e Morfino aconteceu "poucos meses" antes do casamento de Mérope e Riddle (ou seja, entre os anos de 1924 e 1925). Como ela tinha dezoito anos no momento da prisão de seu pai e irmão, ela nasceu em torno de 1907.
  2. Harry Potter e o Enigma do Príncipe - Capítulo 10 (A Casa de Gaunt)
  3. 3,0 3,1 Harry Potter e o Enigma do Príncipe - Capítulo 13 (Riddle, o Enigma)
  4. http://www.accio-quote.org/articles/2007/0730-bloomsbury-chat.html (em inglês)
  5. Cena deletada de Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1 (em inglês)