FANDOM

Família Potter
Potter family1
A mais atual geração da família Potter
Status sanguíneo:
Anteriormente sangue-puro,
atualmente meio-sangue
Estado:
Existente
Casa(s):

Potter é o sobrenome de uma antiga e conceitual família bruxa. Eles já foram completamente de sangue puro, mas Tiago Potter I casou a bruxa nascida-trouxa Lílian Evans, assim, seu filho Harry foi o primeiro bruxo meio-sangue da família. Durante gerações inteiras os Potters tradicionalmente têm sido selecionados na casa Grifinória na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts[1]. A família também possui grande riquesa, com um cofre exclusivo em Gringotes contendo grandes quantidades de ouro[2].

Durante a Primeira e a Segunda Guerra Bruxa, os Potters apoiaram a Ordem da Fênix em oposição a Lord Voldemort e seus Comensais da Morte. Tiago e Lílian Potter eram ambos membros da Ordem que desafiou Voldemort três vezes, e seu filho passou a ser o líder da Armada de Dumbledore e o único a derrotar Voldemort de uma vez por todas.

Geração atual

Tiago Potter era o único filho do Sr. e da Sra. Potter. Tiago casou-se com Lílian Evans com quem teve um único filho, Harry, que ficou famoso por, primeiro, ter sobrevivido a um ataque de Lord Voldemort e, depois, por tê-lo derrotado. Ele casou-se com Gina Weasley, com quem teve três filhos: Tiago Sirius, Alvo Severo, e Lílian Luna Potter.

Membros conhecidos

  • Tiago Potter - Um grifinório sangue-puro que entrou para a Ordem da Fênix. Casou com Lílian Evans, com quem teve apenas um filho, Harry. Ele e Lílian foram assassinados por Voldemort na noite do dia 31 de outubro de 1981.
  • Lílian Potter (nascida Evans) - Uma grifinória nascida trouxa que, junto com Tiago, entrou para a Ordem da Fênix. Casou com Tiago Potter, com quem teve um filho, Harry. Ela e Tiago foram assassinados por Voldemort na noite de 31 de outubro de 1981. Ela tem uma irmã e um sobrinho trouxa.
  • Harry Potter - Um grifinório meio-sangue que notoriamente derrotou Lord Voldemort. Filho de Tiago e Lílian Potter. Ele era o líder (e professor) da Armada de Dumbledore. Casado com Gina Weasley e pai de Tiago, Alvo, e Lílian Potter.
  • Gina Potter (nascida Weasley) - Uma grifinória sangue-puro e esposa de Harry Potter. Originalmente ela é descendente da família Weasley e tem mais seis irmãos, juntamente com vários sobrinhos e sobrinhas. Ela era um membro da Armada de Dumbledore. Mãe de Tiago, Alvo e Lílian Potter.
  • Tiago Sirius Potter - Um grifinório meio-sangue, e o primeiro filho de Harry e Gina Potter. Ele tem um irmão e uma irmã. Tiago foi batizado em homenagem aos seu avô paterno e ao padrinho de seu pai.
  • Alvo Severo Potter - Um meio-sangue que começará seus estudos em Hogwarts apenas em 2017. Ele é o segundo filho de Harry e Gina Potter. Ele tem um irmão mais velho e uma irmã mais nova. Alvo tem o nome de Alvo Dumbledore e Severo Snape. Ambos foram Diretores de Hogwarts, suas casas eram da Grifinória e Sonserina, respectivamente.
  • Lílian Luna Potter - Uma meio-sangue e a filha mais nova (e a única filha) de Harry e Gina Potter. Ela tem dois irmãos mais velhos. Ela foi batizada em homenagem a sua avó paterna e uma das mais leais amiga de seus pais.
  • Dorea Potter (nascida Black) - A esposa de Charlus Potter. Filha mais nova de Cygnus Black II e Violetta Bulstrode. Uma membro da Casa dos Black. Ela apenas um único um filho.
  • Charlus Potter - O marido de Dorea Black. Junto com Dorea, ele tiveram apenas um único filho.
  • O filho de Charlus e Dorea Potter.
  • Sr. Potter - Um bruxo de sangue puro, pai de Tiago Potter, e avô de Harry Potter.
  • Sra. Potter - Uma bruxa sangue puro, mãe de Tiago Potter, e avó de Harry Potter.

Árvore genealógica da família

          Ignoto Peverell
                │
                ?
                │
           Os Potters              Os Evans                        Os Dursleys
                │                      │                               │
                │              ┌───┴───┐               ┌───┴───┐
           Tiago PotterLílian Evans   Petúnia EvansVálter Dursley  Marjorie Dursley
                        │                              │
                        │        Os Weasleys           │
                        │            │                │
                  Harry PotterGina Weasley    Dudley Dursley
                               │
         ┌──────────┴┬────────────┐
 Tiago Sirius Potter      Alvo Severo Potter       Lílian Luna Potter  

Potter family2

Harry e seus pais no Espelho de Ojesed.

Não se sabe, de fato, quem eram os pais de Tiago Potter. No entanto, eles podem ser Charlus Potter e Dorea Black, que na tapeçaria da família Black, são mostrados como tendo um filho.

Porém é de conhecimento comum que os pais de Tiago já eram velhos quando ele nasceu, e se Tiago fosse mesmo filho deles isso significaria que Dorea o teria tido por volta dos 40 anos. No entanto, sabe-se também que os Potters morreram de causas naturais quando, em termos bruxos, eles eram velhos. Mas Dorea Potter tinha apenas 57 anos quando faleceu, embora, passando pelas idades que os membros da família Black — a partir da qual Dorea descende — tenham morrido, ela chegou a viver sua "velhice", já que a maioria deles morreram na casa dos 50 anos, possivelmente devido aos defeitos genéticos advindos do incesto que havia dentro das famílias de sangue-puro[3].

Se Charlus e Dorea Potter fossem os pais de Tiago, Tiago e seu melhor amigo, Sirius Black teriam sido primos de primeiro grau. Harry e Sirius, seu padrinho, teriam sido primos de segundo grau. Além disso, o seu melhor amigo/cunhado de Harry, Rony e sua esposa, Gina Weasley seriam seus primos de terceiro grau. Harry também estaria relacionado, ainda que de forma distante, com os Malfoys, os Longbottoms e com os Lestrange[4].

Galeria de membros

História

Primeira Guerra Bruxa

Godric flash

A casa de Tiago e Lílian Potter em Godric's Hollow.

Harry Potter nasceu durante o auge da Primeira Guerra Bruxa. Seus pais, Tiago e Lílian Potter (nascida Evans), eram ambos membros da Ordem da Fênix, uma organização criada e dirigida por Alvo Dumbledore para aqueles que queriam lutar contra Lord Voldemort e seus seguidores, os Comensais da Morte. Em 1979, Dumbledore testemunhou a dicertação de uma profecia feita por Sibila Trelawney que previu que uma criança com o poder de derrotar o Lorde das Trevas iria nascer de pais que lhe desafiaram três vezes e "ao fim do sétimo mês". Severo Snape, que também estava presente no local e na época era um dos comensais de Voldemort, informou seu senhor de tao profecia[5][6].

No final de julho de 1980, duas crianças que atendem esse descrição nasceram: Harry Potter e Neville Longbottom. Voldemort foi atrás de Harry, decidido a matá-lo e, assim, marcando Harry como um igual, como a profecia predisse. Tiago e Lílian, temendo pela vida do filho, decidiram fugir e se esconder através do uso do Feitiço Fidelius, tendo como primeira escolha como Fiel do Segredo, Sirius Black, mas Black os persuadiu a usar Pedro Pettigrew, tendo como argumento que Pedro seria uma escolha menos óbvia e que isso, assim, protegeria ainda mais a família. No entanto Pettigrew, se mostrou um traidor e entregou a localização dos Potters para Voldemort, que atacou a família em Godric's Hollow em 31 de outubro de 1981. Voldemort assassinou Tiago e Lílian com a Maldição da Morte, mas, antes de matar Lílian, a pedido de Snape, que sempre fora apaixonado por ela, Voldemort lhe deu a chance de fugir e se salvar. Quando ela se recusou, Voldemort a matou, e ao fazer isso ele, sem saber, acabou invocando uma antiga magia que protegeu Harry quando Voldemort, então, tentou matá-lo. A maldição voltou contra Voldemort, deixando Harry (e a sua sobrevivência) mundialmente conhecidos (no Mundo bruxo) e temporariamente derrotando Voldemort. O incidente também fez com que um pedaço da alma de Voldemort se incorporasse na cicatriz na testa de Harry, e ainda fez dele uma de suas Horcruxes[7].

74

Tiago e Lílian Potter, vistos por Harry no Espelho de Ojesed.

Sirius logo descobriu o que tinha acontecido e começou a, praticamente, caçar Pettigrew, que forjou sua própria morte e fugiu. Como consequência, Sirius levou a culpa pela morte de Tiago e Lílian (pois ninguém sabia que era Pedro o Fiel do Segredo e não ele), foi capturado e preso em Azkaban pelos crimes de Pettigrew. Harry, que ficou conhecido como "O Menino que Sobreviveu" por causa da sua milagrosa sobrevivência contra Voldemort, foi acolhido pela irmã de sua mãe, Petúnia e seu marido, Válter Dursley. Desde então Harry foi criado no Mundo trouxa pelos seus tios, que, por ser um bruxo o consideravam uma "aberração", o tratavam mal e nunca lhe contaram sobre sua verdadeira origem. No entanto, devido ao parentesco de sangue entre Petúnia e Lílian, Harry, quando criança, sempre foi beneficiado com proteções mágicas dadas a ele por sua mãe e Alvo Dumbledore, enquanto ele chamasse a Rua dos Alfeneiros, nº 4 de "lar".

Segunda Guerra Bruxa

Apesar dos esforços de seus tios para forçá-lo a ser "normal", Harry era um bruxo, e foi informado deste fato por Rúbeo Hagrid, somente onze anos depois, quando chegou a hora de ele frequentar a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts em 1991, quando entrou no mundo bruxo, aprendeu sobre a história da sua família, e mais uma vez se tornou um alvo de Lord Voldemort, que ainda estava vivo, mas em uma forma não-corpórea, fraca e buscando retornar ao poder.

HarryPotter5

Harry Tiago Potter aos 15 anos.

A incapacidade de Voldemort de tocar Harry, devido à proteção prolongada de sua falecida mãe, continuou por toda a adolescência de Harry até sua ressurreição em 1995, o Professor Quirrell, atuando como um hospedeiro para a alma de Voldemort, tentou atacar Harry para obter a Pedra Filosofal, em 1992, mas foi impedido de roubar a pedra, quando ele entrou em contato com a pele de Harry, que o causou várias e graves queimaduras, faz a alma de Voldemort abandonar seu corpo e voltar ao seu estado não-corpóreo[8].

Voldemort finalmente superou isso usou o sangue de Harry para regenerar o próprio corpo em 1995[9]. Sem o conhecimento de Voldemort, este ato também acabou por entrelaçar a vida de Harry para a sua própria. Esse fato foi trazido à tona quando Harry e Voldemort tiveram seu confronto final, em 1998, durante a Batalha de Hogwarts. Harry havia passado quase um ano procurando e destruindo as Horcruxes de Voldemort com seus melhores amigos Rony Weasley e Hermione Granger, apenas para, durante a Batalha de Hogwarts, descobrir que ele mesmo era uma das Horcruxes de Voldemort acidentalmente criada na fatídica noite de Halloween de 1981. Harry voluntariamente se coloca diante de Voldemort e se permite ser atingido por um Avada Kedavra. Devido a isso, a parte da alma de Voldemort que vivia dentro de Harry foi destruída. Pois quando Voldemort tomou um pouco do sangue de Harry — e, portanto, o sangue de Lílian, e sua proteção mágica para Harry — dentro de si mesmo, Harry sobreviveu a Maldição da Morte pela segunda vez.

Os dois duelaram pela última vez, e então, finalmente, Harry derrotou Voldemort de uma vez por todas[7].

Depois da Guerra

Após o fim da Segunda Guerra Bruxa, Harry tornou-se um Auror e se casou com Gina Weasley. O casal teve três filhos — Tiago Sirius, Alvo Severo e Lílian Luna Potter — e assim uma nova geração da família Potter nasceu em um mundo mais pacífico[7].

Herança da família

CloakSS

A Capa da Invisibilidade dos Potters.

Os Potters descendem de Ignoto Peverell, cuja Capa da Invisibilidade é uma das três Relíquias da Morte. Diferentemente da grande maioria das outras capas da invisibilidade, que se desgastam com o tempo, a que foi entregue a Harry foi passada de geração em geração até chegar a ele e se manteve intacta ao longo de séculos. Em 1998 Harry temporariamente tornou-se o "Mestre da Morte" quando, por algumas horas, ele esteve na posse da Capa da Invisibilidade, da Pedra da Ressurreição e da Varinha das Varinhas. A lealdade deste último item para com Harry foi crucial para a derrota de Lord Voldemort, pois a Varinha das Varinhas se recusou a matar o seu verdadeiro proprietário e fez com que a Maldição da Morte de Voldemort novamente saisse pela culatra. Das três Relíquias, Harry só ficou com a Capa da Invisibilidade, uma vez que, por direito, ela realmente pertence à sua família.

Através da família Peverell, Harry e Voldemort são parentes distantes, pois a Casa dos Gaunt descende do irmão de Ignoto, Cadmo Peverell, que passou a Pedra da Ressurreição aos seus descendentes em um anél[7].

Etimologia

  • "Potter" é um sobrenome muito comum de origem inglesa[10]. Tradicionalmente refere-se ao oficio de trabalhar com cerâmica (pottery).
  • Beatrix Potter foi uma conhecida autora inglesa de livros infantis.
  • O Potter's Field (Campo Potter) é o nome de um cemitério para falecidos indigentes ou não reclamados, principalmente soldados e órfãos; a família Potter teve muitos membros que se encaixam nessa descrição.
  • A Potter's Box (Caixa Potter) é um modelo que auxilia na tomada de decisões éticas desenvolvido na Universidade de Harvard. J. K. Rowling também comentou que, desde a infância, ela sempre gostou desse nome[11], principalmente por cauda de dois amigos que se chamavam Ian e Vikki Potter.

Curiosidades

  • Por duas gerações da família Potter dois membros homens da família se apaixonaram e se casaram com mulheres de cabelos ruivos: Tiago Potter casou com Lílian Evans, e seu filho, Harry Potter, se casou com Gina Weasley.

Notas e referências

  1. Harry Potter e as Relíquias da Morte, Capitulo 33 (A História do Príncipe). Nesse capitulo é afirmado que o pai de Tiago era uma Grifinório. Tiago, Lílian, Harry e Gina eram todos da Grifinória também.
  2. Harry Potter e a Pedra Filosofal, Capitulo 5 (Beco Diagonal)
  3. Leaky Cauldron: Webchat com J. K. Rowling. 30 de julho de 2007 (em inglês)
  4. Árvore da Família Black
  5. Harry Potter e a Ordem da Fênix
  6. Harry Potter e o Enigma do Príncipe
  7. 7,0 7,1 7,2 7,3 Harry Potter e as Relíquias da Morte
  8. Harry Potter e a Pedra Filosofal
  9. Harry Potter e o Cálice de Fogo
  10. BehindTheName.com: Rankings for 'Potter' (em inglês)
  11. MuggleNet: Origens dos nomes (em inglês)