FANDOM

50px-Under construction icon-orange.svg ATENÇÃO!
Este artigo está passando por um processo de construção ou reestruturação.
A informação nele presente poderá mudar rapidamente, podendo conter erros que logo serão corrigidos.
50px-Under construction icon-orange.svg

Snape with Hagrid's hut burning HBP

Prof. Snape usando o Feitiço do Escudo contra Harry Potter.

Um encanto é um tipo de feitiço que, além de ter uma duração de tempo um pouco maior do que outros feitiços, adiciona certas propriedades a um objeto, criatura ou pessoa. Encantos são distintos de transfigurações no ponto em que um encanto adiciona ou altera propriedades de um objeto; centra-se na alteração que o objeto faz ao contrário do que o objeto é[1]. Por exemplo, o Feitiço Muda Cor faz com que algo fique piscando em cores diferentes; o Feitiço de Levitação faz com que um objeto de levite; Feitiço Animador melhora a alto-estima de uma criatura. Costuma-se dizer que, quando um objeto cujo tenha um encanto duradouro colocado sobre ele, ele está enfeitiçado, embora encantos em geral durem mais tempo do que os outros tipos de feitiços.

Natureza

IFxLapsos de concentração enquanto se lança o encanto podem resultar em efeitos colaterais dolorosos - lembre-se: o Bruxo Baruffio, que disse 's' em vez de 'f', foi encontrado deitado no chão com um búfalo em cima de seu peito.IF
O Livro Padrão de Feitiços, Grau 1[fonte]

Encantos podem ser alguns dos feitiços mais poderosos existentes. O Feitiço Fidelius, por exemplo, pode esconder completamente uma pessoa ou um lugar, de tal forma que ninguém pode encontrá-los a menos que receba o local por um Fiel do Segredo em pessoa. Feitiços de memória podem ser tão fortes que podem remover completamente a memória de uma pessoa ou até mesmo danificar sua mente para sempre. Feitiços como maldições, azarações e hexes são referidos como "encantos das trevas"[2].

O sucesso na conjuração de um encanto é conseguido através da concentração, de precisos movimentos de varinha, e da pronúncia correta de um encantamento. Quando um encanto é mau executado, seja pelo movimento errado de varinha ou pela pronúncia incorreta do feitiço, ele irá falhar e o conjurador ainda corre o risco do feitiço voltar contra ele.

Aparições

Veja também

Notas e referências

  1. Site oficial de J. K. Rowling - Extra Stuff (em inglês)
  2. O Livro Padrão de Feitiços, Grau 1 no Pottermore