FANDOM

50px-Under construction icon-orange.svg ATENÇÃO!
Este artigo está passando por um processo de construção ou reestruturação.
A informação nele presente poderá mudar rapidamente, podendo conter erros que logo serão corrigidos.
50px-Under construction icon-orange.svg

Fãs criaram uma cronologia dos eventos do universo Harry Potter a partir de um único pedaço de informação em Harry Potter e a Câmara Secreta. Nesse livro, durante a festa do aniversário de morte de Nick Quase-Sem-Cabeça, a sua morte é indicada como tendo ocorrido no dia 31 de outubro de 1492. A celebração foi em comemoração ao quinto centenário da morte de Nick, que parece ter ocorrido no dia 31 de outubro de 1992. Esta cronograma é reforçada em Harry Potter e as Relíquias da Morte, quando os túmulos de Tiago e Lílian Potter confirmam que eles nasceram em 1960 e morreram no dia 31 de outubro de 1981, e pelo site Pottermore que afirma que o tumulto causado pelos Comensais da Morte na Copa Mundial de Quadribol, visto em Harry Potter e o Cálice de Fogo, acorreu em 1994.

Por uma questão de conveniência, este sistema de datação será utilizada pela Harry Potter Wiki para todos os artigos.

Para uma versão menos detalhada dessa Cronologia, clique aqui.

Acontecimentos pré-livros

(Esses acontecimentos são dados antes dos livros de J. K. Rowling.)

Século XIX

Século XX

Década de 1910

Década de 1920

  • 31/12/1926: Nasce Tom Marvolo Riddle. Seu pai abandona sua mãe quando ela estava grávida, ao saber que ela era bruxa. A mãe de Riddle morre após o parto. Tom vai para um orfanato, onde mora até 1937.
  • 6/12/1928: Nasce Rúbeo Hagrid, abandonado por sua mãe, a gigante Fridwulfa, três anos depois. É deixado sob a responsabilidade de seu pai. Ele morre entre 1940-1941, quando Hagrid está cursando o 2º ano de Hogwarts.

Década de 1930

Década de 1940

  • Fim de Maio - início de Junho de 1943: Tom Riddle abre a Câmara Secreta e libera a monstruosa serpente (o Basilisco) escondido dentro. O basilisco mata uma estudante, Murta Que Geme, em um banheiro feminino.
  • 13/6/1943: Tom Riddle entrega Hagrid ao diretor de Hogwarts, professor Armando Dippet, acusando-o de ter aberto a Câmara Secreta. O suposto monstro da Câmara, a aranha Aragogue, foge para a Floresta Proibida. Pouco tempo depois, Hagrid, que estava na 3ª série, é expulso do colégio, e Tom ganha um prêmio por serviços especiais prestados à escola.
  • Verão de 1943: O Sr. e a Sra. Riddle, bem como seu filho, são encontrados mortos em sua mansão, assassinados por Tom Riddle (Voldemort). Franco Bryce, jardineiro do casal, é acusado pelo triplo homicídio, mas logo depois é solto por falta de provas. Morfino Gaunt (tio de Tom Riddle) é acusado pelo crime no mundo bruxo, confessando-o, pois Voldemort o enfeitiçou e ele pensa ser o verdadeiro assassino.

Tom Riddle se apodera do anel do avô e do tio, que na verdade era a Pedra da Ressurreição e se interessa em fazer múltiplas Horcruxes.

  • Entre 1942 e 1945: Tom Riddle faz sua primeira Horcrux, o diário.
  • 1945: Dumbledore derrota Grindelwald, o bruxo das trevas. Tom Riddle, nessa época trabalha na loja Borgin & Burkes
  • 1946: Nasce Broderick Bode

Década de 1950

Década de 1960

Década de 1970

Década de 1980

  • 1979-1980: Dumbledore vai entrevistar Sibila Trelawney, candidata à vaga de professora de Adivinhação, no Cabeça de Javali. Ela entra em transe e faz uma profecia, que diz que o adversário páreo a Voldemort, e que terá um destino entrelaçado a este, nascerá no fim de julho de 1980. Snape, que na época era comensal ouve parte da profecia.
  • 1/3/1980: Nasce Ronald Billius Weasley.
  • 30/7/1980: Nasce Neville Longbottom.
  • 31/7/1980: Nasce Harry Tiago Potter. Logo depois, Sirius Black é convidado para ser o padrinho da criança.
  • 1980-1981: Os aurores são autorizados a praticar Maldições Imperdoáveis nos seguidores de Voldemort. Na captura de Evan Rosier, um dos aurores, Alastor Moody perde parte de seu nariz. Pedro Pettigrew começa a passar informações a Lord Voldemort. Através de um espião, Dumbledore descobre que Voldemort está planejando matar Tiago e Lílian. Ele os convence a se esconder, e diz que eles devem escolher alguém para ser o guardião de seu segredo. O casal pensa em nomear Sirius, mas este, faz com que o casal escolha Pedro para que Voldemort vá atras dele achando que ele é o fiel do segredo, quando na verdade o fiel do segredo é o inútil Pedro, que pouco depois, conta o segredo para o Lord.
  • 11/8/1981: Nasce Ginevra Molly Weasley (Gina).
  • 31/10/1981: Atento à profecia de Sibila Trelawney, Snape convence Voldemort à não matar Lílian Potter e Voldemort aceita. Voldemort entra no esconderijo dos Potter e mata Tiago Potter. Depois tenta matar Harry, mas Lilian não deixa e Voldemort mata Lilian. Ao tentar matar Harry a proteção que Lilian causou quando deixou-se matar para salvar o filho não deixou e rebateu o Avada Kedavra fazendo assim a queda do Lord. Hagrid tira Harry dos escombros de sua casa. Sirius, após tentar achar Pettigrew, encontra Hagrid e o empresta a moto. Durante a madrugada, Alvo Dumbledore, Minerva McGonagall e Hagrid deixam Harry na porta da casa dos Dursley. Depois, Hagrid vai devolver a moto a Sirius, mas Sirius diz a Hagrid que pode ficar com a moto.
  • 1/11/1981: Sirius encontra Pettigrew. Este o acusa de trair os Potter. Eles começam um duelo que acaba por provocar uma explosão na rua em que eles estavam. A explosão vitimou 12 trouxas, Pedro acaba perdendo o dedo mindinho da mão esquerda, transformando-se em rato e fugindo logo em seguida. Sirius é condenado e é preso em Azkaban. Severo Snape, que amava Lílian Potter, chorou e disse à Dumbledore tudo e em seguida se arrepende. Snape, pouco tempo depois, torna-se professor de Poções em Hogwarts, depois de ter se candidatado ao cargo de Professor de Defesa Contra as Artes das Trevas. Pouco depois da suposta morte de Voldemort, o casal Longbottom é torturado por seguidores do Lord das Trevas com a maldição Cruciatus até a insanidade e mandados para o hospital St. Mungus. Alguns Comensais da Morte alegam que foram enfeitiçados por Voldemort, como Lúcio Malfoy, e são inocentados. Outros são presos e interrogados: Igor Karkaroff, um deles, sai da prisão em troca de informações, que acabam comprometendo vários de seus ex-aliados. Ludo Bagman é interrogado, porém é inocentado e solto. Bartolomeu Crouch Jr., visto em presença de seguidores de Voldemort, é acusado de torturar os Longbottom. Seu próprio pai lidera o julgamento que o condena à prisão perpétua em Azkaban. Rodolfo, Rabastan e Belatrix Lestrange também são condenados pelo crime.
  • 1/9/1982: Gui Weasley entra para Hogwarts.
  • 1/9/1984: Carlinhos Weasley e Ninfadora Tonks entram para Hogwarts.
  • 1/9/1987: Percy Weasley começa a frequentar Hogwarts.
  • 1/9/1989: Os gêmeos Weasley entram em Hogwarts.

Acontecimentos recentes

(Esses acontecimentos são dados a partir do Capítulo 2 do livro de A Pedra Filosofal, primeiro livro de J. K. Rowling.)

Década de 1990

Harry Potter e a Pedra Filosofal

  • Junho de 1991: Harry conversa com uma cobra no zoológico e a solta sem querer, sendo posto de castigo pelo tio pela "gracinha". Harry Potter recebe centenas de carta de admissão de Hogwarts. Seus tios impedem-no de lê-las.
  • 31/7/1991: No aniversário de Harry, Hagrid vai no barraco em que os Dursley estavam escondidos com o garoto e conta que ele é um bruxo. Leva-o ao Beco Diagonal, ao Caldeirão Furado e ao Gringotes. Harry conhece Draco Malfoy na loja Madame Malkin - Roupas para Todas as Ocasiões. Hagrid pega a Pedra Filosofal no banco e a leva para Dumbledore. Quirrell tenta roubá-la do banco, mas não chega a tempo.
  • 1/9/1991: Início do ano letivo. Harry conhece Rony e Hermione no trem, e se desentende com Draco Malfoy. Perebas, o rato de Rony, morde Goyle na cabine. Quirrell é professor de Defesa Contra as Artes das Trevas, e em seu turbante carrega o que sobrou de Voldemort. Fofo protege a Pedra Filosofal.
  • 31/10/1991: Quirrell deixa um trasgo entrar em Hogwarts para poder ir atrás da Pedra Filosofal. Harry e Rony fazem amizade com Hermione, ao salvá-la do monstro. Snape segue Quirrell, que não consegue passar por Fofo. Fofo morde a perna de Snape.
  • Novembro de 1991: Através de uma azaração, Quirrell tenta derrubar Harry da vassoura durante uma partida do campeonato de Quadribol das casas. Hermione acha que quem está fazendo isso é Snape e põe fogo na capa dele. Ao passar por Quirell, derruba-o sem querer, interrompendo o feitiço que este está lançando em Harry.
  • 25/12/1991: Dumbledore dá anonimamente a Harry a primeira Relíquia da Morte, a capa da invisibilidade que já pertencera a Thiago.
  • Abril de 1992: Hagrid ganha Norberto de Quirrell, que estava disfarçado, no bar Cabeça de Javali.
  • Maio de 1992: Harry, Rony e Hermione convencem Hagrid a dar o dragão para Carlinhos. Norberto morde o dedo de Rony. Harry, Hermione e Neville são flagrados fora da cama à noite por Malfoy, e perdem 150 pontos da Grifinória. Na detenção, Harry vê Lord Voldemort bebendo sangue de unicórnio na Floresta Proibida.
  • Junho de 1992: Voldemort deixa Quirrell morrer, quando este tenta assassinar Harry. O Lorde vai procurar outro lugar para se esconder. Dumbledore destrói a Pedra Filosofal, com a permissão de Nicolau Flamel. Acaba o 1º ano letivo de Harry em Hogwarts.

Harry Potter e a Câmara Secreta

  • 31 de Julho de 1992: O décimo segundo aniversário de Harry chega. Dobby, o elfo-doméstico, visita o Harry Potter na Rua dos Alfeneiros; os Dursley seguram uma festa no jantar para os Mason que são rompidos por um pudim de violeta voador.
  • Começo de Agosto de 1992: Rony, Fred, e Jorge salvam Harry dos Dursley em um carro voador.
  • Metade de Agosto de 1992: Os Weasley levam Harry para o Beco Diagonal para comprar materiais escolares para o próximo ano. Harry, sem querer, vai parar na Travessa do Tranco, na loja Borgin e Burkes, por não pronunciar "Beco Diagonal" corretamente na lareira dos Weasley - em vez disso, disse "Biboca Diagonal!"(no filme, enquanto no livro disse: "Beco Digonal!"). Lockhart apresenta Harry com os trabalhos completos dele. Harry os dá prontamente à Gina.
  • 1º de Setembro de 1992: Harry e os amigos começam o segundo ano em Hogwarts.
  • 31 de Outubro de 1992: 500º Aniversário-de-Morte de Nick Quase Sem Cabeça.
  • Noite de 31 de Outubro de 1992: Harry ouve uma voz ameaçadora.A segue e descobre Madame Nora Petrificada.
  • Novembro de 1992: Grifinória vs. Sonserina. O Balaço Errante de Dobby quebra o braço direito de Harry. Lockhart remove os ossos do braço de direito de Harry tentando conserta-los, e Harry passa a noite na ala de hospital bebendo Esquelesce. Dobby visita Harry e lhe diz que a Câmara Secreta já fora aberta antes.
  • Dezembro de 1992: Clube de Duelos, Harry fala publicamente pela primeira vez ofidioglossia; depois Rony e Hermione explicam a raridade da habilidade a ele.
  • 25 de Dezembro de 1992: Harry, Rony, e Hermione tomam a Poção Polissuco (Harry fica com a forma de Goyle e Rony de Crabbe).
  • 14 de Fevereiro de 1993: Harry recebe uma Carta anônima de uma Namorada, e no alvoroço subsequente descobre um Enigma no Diário de Tom Riddle.
  • Maio de 1993: Hagrid é preso em Azkaban e Dumbledore é suspenso. Harry e Rony falam com Aragogue.
  • 29 de Maio de 1993: Harry, Rony e Gilderoy Lockhart entram na Câmara Secreta e salvam Gina de Tom Riddle e seu Basilisco.

Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban

  • Julho/Agosto de 1993: A família Weasley viaja para o Egito.
  • Fim de Julho de 1993: Sirius Black escapa de Azkaban.
  • 7 de Agosto de 1993: Harry foge da casa dos Dursley, chama o Nôitibus e se hospeda no Caldeirão Furado, onde passa o resto das férias.
  • 1/9/1993: Harry desmaia no Expresso de Hogwarts, após encarar um dementador. Remo Lupin estaria como professor de Defesa Contra as Artes das Trevas.
  • 31/10/1993: Sirius Black invade a Torre da Grifinória.
  • Dezembro de 1993: Fred e Jorge dão para Harry o Mapa do Maroto. Em Hogsmeade, o garoto descobre que Sirius é seu padrinho.
  • 25/12/1993: Sirius dá anonimamente a Firebolt para Harry.
  • Janeiro/Fevereiro de 1994: Lupin ensina a Harry o Feitiço do Patrono. Na forma de Perebas, Pettigrew some, simulando sua morte como rato. Sirius entra na Torre da Grifinória e é visto por Rony.
  • Maio de 1994: A Grifinória ganha a Taça de Quadribol.
  • 6/6/1994: Sibila prevê a volta de um grande aliado a Voldemort. Harry, Rony e Hermione descobrem a verdade sobre Sirius e Pettigrew. Dumbledore se convence da inocência de Black. Harry e Hermione voltam no tempo e salvam Bicuço e Sirius.
  • 7/6/1994: Snape conta aos alunos da Sonserina que Lupin é um lobisomem. Remo deixa Hogwarts.
  • Fim de Julho de 1994: Rony ganha uma coruja de Sirius, a quem futuramente chamará de Píchi (o nome todo é Pichitinho, por insistência de Gina, mas Rony não gosta desse nome). Percy começa a trabalhar no Ministrio da Magia.

Harry Potter e o Cálice de Fogo

  • Agosto de 1994: Voldemort passa a ocupar a antiga Mansão dos Riddle. Harry recebe o convite para assistir a Copa Mundial de Quadribol. A Irlanda ganha da Bulgária, vencendo a Copa, mas Krum captura o pomo com o nariz quebrado. Escondido em uma capa da invisibilidade, Bartô Crouch Jr. rouba a varinha de Harry e conjura a Marca Negra. Os Comensais da Morte se reúnem e aterrorizam o público da Copa Mundial. Amos Diggory culpa Winky por ter conjurado a Marca, e Bartô Crouch a despede. Voldemort passa a controlar Bartô Crouch com a magia Imperius e liberta Bartô Crouch Jr.
  • 31/8 - 1/9/1994: A Poção Polissuco feita por Pedro Pettigrew e Bartô Crouch Jr. fica pronta. Eles atacam Olho-Tonto Moody e Bartô Crouch Jr. assume o lugar do velho auror.
  • 1/9/1994: Primeiro dia do novo ano letivo em Hogwarts. Dumbledore anuncia as regras do Torneio Tribruxo. Crouch Jr., sob a forma de Moody, estaria como professor de DCAT no colégio.
  • 30/10/1994: As delegações de Beauxbatons e Durmstrang chegam em Hogwarts.
  • 31/10/1994: O Cálice de Fogo seleciona Viktor Krum, Fleur Delacour, Cedrico Diggory e Harry Potter para participar do Torneio Tribruxo. Os juízes aceitam a participação de Potter, mesmo sendo ele menor de idade. Rony briga com Harry.
  • Novembro de 1994: Para acabar com suas dívidas, acumuladas durante a Copa Mundial, Bagman aposta com os duendes de Gringotes que Harry ganhará o Torneio Tribruxo. Sob a aprovação de Moody, Hagrid mostra a Harry qual será a primeira tarefa. Harry e Sirius conversam no salão comunal da Grifinória. Pouco tempo depois, Harry avisa a Cedrico como será a primeira tarefa.
  • 24/11/1994: Primeira Tarefa. Harry e Rony fazem as pazes. Voldemort força Bartô Crouch a escrever uma carta para o ministério, dizendo que ele está doente.
  • Natal de 1994: Acontece o Baile de Inverno. Harry vai com Parvati Patil e Rony com Padma Patil, enquanto Hermione vai com Viktor Krum. Rony fica com ciúmes.
  • Janeiro de 1995: Após a publicação de um artigo de Rita Skeeter, Hagrid para de dar aulas de Trato com as Criaturas Mágicas. Com a ajuda de Cedrico e Murta Que Geme, Harry descobre como será a segunda tarefa.
  • 23/2/1995: Dobby ouve uma conversa entre McGonagall e Moody/Crouch Jr. sobre a segunda tarefa e rouba guelricho do estoque de Snape.
  • 24/2/1995: Dia da segunda tarefa. Harry consegue cumpri-la, graças ao guelricho dado por Dobby.
  • Março de 1995: Rita Skeeter publica artigo sobre Hermione, dizendo que ela está brincando com o amor de Harry e Krum. Karkaroff mostra a Marca Negra de seu braço para Snape. Harry, Rony e Hermione visitam Sirius, nos arredores de Hogsmeade.
  • 17/5/1995: Bartô Crouch escapa de Voldemort e Rabicho e vai para Hogwarts.
  • 24/5/1995: Bartô Crouch Jr., na forma de Moody, acha seu pai nos arredores da Floresta Proibida e o mata.
  • 24/6/1995: Harry lê o artigo em que Skeeter o faz parecer maluco. Dia da terceira tarefa: Harry salva Cedrico duas vezes no labirinto e pega a Taça do torneio com ele. Ambos vão parar num cemitério perto da mansão dos Riddle. Rabicho mata Cedrico com a Maldição Imperdoável Avada Kedrava, e Harry assiste a recomposição da forma humana de Voldemort. O Lord reconvoca os Comensais da Morte, e dá pela falta de Snape e Karkaroff. Harry luta com Voldemort, ocorrendo o fenômeno Priori Incantatem. Thiago e Lílian aparecem para seu filho, ajudando-o a pegar a chave do Portal e voltar para Hogwarts, levando consigo o corpo de Cedrico. Dumbledore acha o verdadeiro Moody em uma mala mágica. Dumbledore descobre que Moody é Bartô Crouch Jr., e faz com que ele conte toda a verdade, usando a poção Veritaserum. No escritório do diretor, Harry conta a ele e Sirius tudo sobre a reencarnação de Voldemort. Fudge chega ao colégio e manda um dementador matar Crouch Jr. Fudge e Dumbledore brigam na enfermaria, pois o ministro se nega a acreditar na histria de Harry. Potter recebe o prêmio do Torneio Tribruxo. Hermione prende Rita, que estava na janela da enfermaria, transformada em besouro.
  • 30/6/1995: Dumbledore anuncia a todos os alunos que Voldemort ressuscitou.
  • 1/7/1995: Hermione conta a Harry e Rony que Rita é uma animaga. Hermione, Harry e os três Weasley enfeitiçam Draco, Crabbe e Goyle. Harry dá o prêmio do torneio para Fred e Jorge.

Harry Potter e a Ordem da Fênix

  • 2/8/1995: Duda e Harry são atacados na rua Magnólia por dois dementadores. Harry conjura um Patrono e é expulso de Hogwarts, recebe uma coruja, com um julgamento marcado e Dumbledore defende Harry no julgamento e ele é readmitido em Hogwarts. Durante o julgamento Harry vê Percy Weasley
  • 6/8/1995: Os Dursley são levados por Tonks para fora da rua dos Alfeneiros. A Guarda Avançada leva Harry embora.
  • 31/8/1995: Rony e Hermione são nomeados monitores.
  • 1-8/9/1995: Início do ano letivo. Do dia 3 ao 6, Harry cumpre detenção dada por Dolores Umbridge, nova professora de DCAT. No dia 7, Harry escreve para Sirius, que aparece no fogo da lareira da Grifinória no dia seguinte.
  • 7-8/10/1995: Edwiges é atacada. No dia seguinte, Angelina ganha permissão para reformular o time de quadribol da Grifinória.
  • Novembro de 1995: Hagrid retorna de sua viagem, e volta a dar aulas de Trato com as Criaturas Mágicas.
  • 25/12/1995: Harry, Gina, Molly, Carlinhos, Fred e Jorge visitam o Sr. Weasley no hospital St. Mungo's., Harry e Gina encontram Gilderoy Lockhart, Neville Longbottom e seus pais.
  • 29/12/1995: Snape diz a Harry que ele lhe dará aulas de Oclumência.
  • Janeiro de 1996: O Ministério da Magia interfere diretamente em Hogwarts, mandando um Conselho para avaliar a escola. Os professores são instruídos a não revelar nada que não faça parte de suas aulas. Dolores Umbridge passa a supervisionar as aulas de Adivinhação e Trato das Criaturas Mágicas. Harry sonha quase todas as noites com o corredor do Departamento de Mistérios.
  • 14/2/1996: Harry e Cho têm um desentendimento. Ele vê Hagrid com muitos ferimentos no Três Vassouras, em Hogsmeade.
  • 21/2/1996: Após uma semana de mau desempenho de Rony nos treinos, a Grifinória perde partida de Quadribol para a Lufa-Lufa, por 240 a 230. Gina pega o pomo de ouro.
  • 23/2/1996: Harry recebe muitas cartas por causa da entrevista concedida à revista O Pasquim. A venda foi tão grande da revista que novas tiragens foram impressas.
  • Março de 1996: Sibila Trelawney é demitida; em seu lugar entra o centauro Firenze. Em sua primeira aula, ele diz a Harry para alertar Hagrid.
  • Abril de 1996: Alvo Dumbledore é demitido. Cornélio Fudge tenta prendê-lo, mas não consegue. Harry sente desejo de atacar o diretor. Em um outro sonho, ele entra no quarto da profecia. Dolores Umdrige interroga Harry com Veritasserum. Na Penseira, Harry vê a pior memória de Snape. Harry arromba o escritório de Dolores Umbridge para poder falar com Remo Lupin e Sirius Black.
  • 27/4/1996: Fred e Jorge deixam Hogwarts.
  • 30/5/1996: Na final do campeonato de Quadribol, Grifinória ganha de Corvinal. Hagrid mostra a Harry e Hermione seu meio-irmão, Grope.
  • Maio/Junho de 1996: Exames do N.O.M.s (Níveis Ordinários em Magia) para alunos do 5º ano. Umbridge e outros tentam demitir Hagrid, mas ele foge com Canino para a Floresta Proibida. Minerva McGonagall tenta interferir em seu favor, ela é atingida por um feitiço e é levada para o Hospital St. Mungo's.
  • 17/6/1996: Harry tem visões de Sirius sendo torturado por Voldemort. Dolores Umbridge é capturada por centauros dentro da floresta. Seis estudantes tentam resgatar Sirius no Ministério da Magia. Durante uma batalha contra seguidores de Voldemort, Black é morto. Dumbledore, de volta ao cargo, conta a Harry por que Voldemort tentou mata-lo quando era criança. Cornélio Fudge enfim reconhece que Voldemort renasceu. Minerva volta para Hogwarts. O Profeta Diário informa tudo o que aconteceu no Ministério.

Harry Potter e o Enigma do Príncipe

  • Julho de 1996: o Ministro da Magia, Cornélio Fudge renuncia e é substituído por Rufo Scrimgeour, antigo chefe da Seção de Aurores. Snape faz o Voto Perpétuo, prometendo ajudar e proteger Draco Malfoy em sua tarefa e assumi-la, caso o garoto falhe.
  • 31/7/96: Harry deixa a casa dos Dursley,Dumbledore convence Slughorn a voltar a dar aulas em Hogwarts e vai passar o resto das férias n'A Toca, onde conta da profecia para Rony e Hermione. Chegam os resultados dos NOMs do trio. Harry é nomeado Capitão do time de Quadribol da Grifinória.
  • Agosto de 1996: Num sábado Harry, Hermione, Rony e Gina e os pais destes últimos vão ao Beco Diagonal comprar o material escolar e conhecer a loja dos gêmeos. Lá encontram Draco Malfoy e descobrem que ele está armando alguma coisa perigosa.
  • 1/9/1996: Harry vai à primeira reunião do novo Clube do Slughorn, dentro do Expresso de Hogwarts. É pego por Malfoy espionando e é deixado paralisado e sob a capa de invisibilidade. Por isso chega atrasado ao banquete de início do semestre. Tonks tem um novo Patrono.
  • 2/9/1996: Harry e Rony decidem que vão fazer também Poções. Harry pega emprestado o livro que foi do Príncipe Mestiço.
  • 7/9/1996: Harry tem a sua primeira seção de aula particular com Dumbledore.
  • 14/9/1996: Testes no quadribol: O time titular fica assim constituído: Gina Weasley, Demelza Robins e Cátia Bell (artilheiras); Cadu Coote e Jaquito Peakes (batedores); Ronald Weasley (goleiro) e Harry Potter (apanhador e capitão). Os principais reservas são Dino Thomas (artilheiro), Córmaco McLaggen (goleiro) e Gina Weasley (apanhadora). Harry tem detenção com Snape, quando o Clube do Sluguehorn tem a primeira festa em Hogwarts, para a qual Hermione também é convidada.
  • 17/10/1996: Primeira visita a Hogsmeade. Antes dela Harry experimenta o feitiço Levicorpus e o Liberacorpus. Em Hogsmeade pegam Mundungo com objetos roubados da casa de Sirius. Cátia Bell é amaldiçoada por um colar enfeitiçado por Malfoy.
  • 19/10/1996: Segunda aula com Dumbledore. Harry descobre que Tom Riddle vivia num orfanato e descobre sua maldade desde pequeno.
  • 22/10//1996: Rony e Harry veem Gina beijando Dino e Harry fica com ciúmes.
  • Novembro de 1996: Jogo Sonserina X Grifinória. Zacarias Smith é o comentador. Rony começa a namorar Lilá Brown.
  • 20/12/1996: Festa de Slughorn. Harry ouve conversa de Snape e Draco e descobre que Snape fez o Voto Perpétuo para proteger Malfoy.
  • 25/12/1996: Natal n'A Toca. Harry comenta com o Sr. Weasley e com Remo sobre a conversa que ouviu. Descobre o que é o Voto Inquebrável, Remo lhe conta qual a sua missão e que o Levicorpus era popular em Hogwarts na época dos Marotos. Percy aparece trazendo o Ministro da Magia, que quer apoio de Harry, que recusa e se diz "Por inteiro um homem de Dumbledore".
  • Início de Janeiro de 1997: Terceira aula com Dumbledore, que pede a Harry que obtenha a verdadeira lembrança de Slughorn. No dia seguinte, Harry pega um bezoar na aula de poções, ao invés de preparar o antídoto que devia.
  • Fevereiro de 1997: Começam as aulas de Aparatação.
  • 1/3/1997: Rony toma uma poção do amor e mais tarde, na sala de Slughorn, é envenenado. Harry o salva com o bezoar.
  • 8/3/1997: Grifinória X Lufa-Lufa. Luna Lovegood é a comentadora. Harry se machuca e coloca os elfos atrás de Draco. Dino e Gina têm uma briga após o jogo.
  • 10/3/1997: Quarta aula de Dumbledore, que repreende Harry por não ter se esforçado mais para obter a lembrança de Slughorn.
  • 16/3/1997: Dobby e Monstro trazem o seu relato.
  • 21/4/1997: Exame de Aparatação de Rony e Hermione. Ela passa, ele não, por meia sobrancelha. Enterro de Aragogue. Harry consegue a lembrança correta de Slughorn. Rony rompe com Lilá e Gina com Dino.
  • 22/4/1997: Quinta aula de Dumbledore, durante as primeiras horas da madrugada.
  • Maio de 1997: Harry lança o Sectumsempra em Malfoy e esconde o livro do Príncipe. Por causa do feitiço, pega detenção durante o jogo Grifinória X Corvinal. Mas Grifinória ganha e na comemoração, Harry começa a namorar Gina.
  • Junho de 1997: Dumbledore chama Harry para irem atrás de uma Horcrux. Ao voltarem, a Marca Negra está sobre Hogwarts, tendo ocorrido uma invasão de Comensais da Morte. Dumbledore está fraco. No mesmo dia, Malfoy trai Dumbledore e Snape mata Dumbledore. O Príncipe é descoberto. Dias depois ocorre o funeral do diretor e a escola fecha até o fim do ano letivo. Harry e Gina rompem, pois Harry decide que precisa estar sozinho para ir atrás das Horcruxes. Hermione descobre mais dados sobre o Príncipe.

Harry Potter e as Relíquias da Morte

  • 27/7/1997: Harry sai da Casa dos Dursley, acompanhado por Membros da Ordem da Fênix e outros. A Batalha dos Sete Potter ocorre. Olho-Tonto Moody morre.
  • 1/8/1997: Casamento de Gui e Fleur. Os Comensais da Morte passam a comandar o Ministério da Magia. Comensais da Morte invadem o casamento. Harry, Rony e Hermione aparatam para o Largo Grimmauld.
  • 2/8/1997: Harry, Rony e Hermione interrogam Monstro.
  • Começo de Agosto de 1997: O Trio interroga Mundungo Fletcher.
  • 1/9/1997: O Trio invade o Ministério para roubar o Medalhão que está em posse de Umbridge. Eles fogem para a Floresta do Deão.
  • Novembro de 1997: Rony se irrita com Harry e Hermione e desiste da procura pelas Horcruxes.
  • 24/12/1997: Harry e Hermione vão para Godric's Hollow. Encontram Bathilda Bagshot, que na verdade era Nagini, a cobra de Voldemort, disfarçada.
  • Fim de Dezembro de 1997: Harry segue um Patrono de Corça até o local onde estava a Espada de Gryffindor. Harry pega a Espada, mas quase morre afogado, sendo salvo por Rony, que retorna.
  • Fim de Dezembro de 1997: O Trio visita Xenofílio Lovegood, que os trai, tentando entregar Harry para os Comensais da Morte, pois estes haviam capturado sua filha Luna.
  • Março de 1998: O Trio é apanhado por perseguidores. Eles os levam até a Mansão dos Malfoy, onde eles escapam e libertam Luna, Grampo e Olivaras. Belatriz Lestrange mata Dobby. Os fugitivos vão para a Casa de Gui e Fleur, o Chalé das Conchas.
  • Abril de 1998: Nasce Ted Lupin.
  • Manhã de 1/5/1998: O Trio invade o Banco Gringotes com a ajuda de Grampo. Este os trai e deixa o Trio sem saída, mas eles escapam com um Dragão que guardava os cofres de Gringotes.
  • Noite de 1/5/1998: O Trio, auxiliado por Aberforth Dumbledore, entra em Hogwarts. McGonagall confronta Snape e esse foge. Voldemort ameaça as pessoas de Hogwarts.
  • 2/5/1998: Batalha de Hogwarts. Voldemort manda Nagini matar Snape. Harry vai para a floresta aceitar o seu fim. Harry Potter retorna e derrota Voldemort.

Pós Relíquias da Morte