FANDOM

Barriga-de-Ferro Ucraniano de Gringotes
Gringotts dragon
Sim
Cor da pele:
Cinza metálico-prateada
Cor dos olhos:
Vermelhos brilhantes
Cor dos cabelos:
Não possui cabelos
Cor dos pelos:
Não possui pelos
Cor das penas:
Não possui penas
Área nativa:
Apelido(s):
?
Altura:
?
Peso:
?
Comprimento:
c. de 18.29 cm (quando adulto)
Envergadura:
?
Mortalidade:
Distinção:
Pele e olhos
Afiliação(ões):
Status da espécie:
Segura

Este dragão, da espécie Barriga-de-Ferro Ucraniano, guardava vários cofres de alta segurança, incluindo o cofre dos Lestrange em Gringotes. Ele estava cego e cheio de feridas, provavelmente causadas pelos duendes do banco encarregados de domá-lo; e, assim, torná-lo inibido e a sofrer com o som de um artefato especial (chamado de "truque" pelos duendes) que eles usavam para alcançar os cofres sem serem atacados pelo dragão. Esse dragão foi encontrado por Harry Potter, Hermione Granger e Rony Weasley, quando eles se infiltraram no banco em 1998, embora seja provável que o dragão tenha sido designado para guardar os cofres muito antes disso. Os três bruxos o usaram para escapar de Gringotes montados em suas costas e agarrando-se firmemente a suas duras escamas. Minutos depois, fugindo com a taça de Helga Hufflepuff, convertida em Horcrux, Harry, Rony e decidiram saltar de suas costas, deixando-o livre.

Curiosidades

  • Essa espécie de dragão não é identificada no livro. No entanto, na adaptação cinematográfica, é afirmado que se trata de um Barriga-de-Ferro Ucraniano, apesar de sua aparência mostrar uma forte semelhança com a espécie do neozelandesa, Olho-de-Opala.
  • Em 1991, quando Rúbeo Hagrid fala com Harry sobre Gringotes, ele lhe diz que há rumores de dragões que guardam os cofres. Mostrando interesse pelo tema, Harry tenta convencer Hagrid a lhe dizer mais sobre os dragões. Durante a procura de seu cofre, Harry também vê um clarão de fogo e olha para investigar, mas, em seguida, Hagrid o recoloca no seu lugar.
  • Em Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2 Hermione faz um comentário dizendo que o tratamento que esse dragão estava recebendo era "brutal".

Aparições